Americano comemora hoje seus 108 anos de fundação

Foto: AFC

O Americano Futebol Clube completa nesta quarta-feira, dia 1º de junho, seus 108 anos de fundação. Com uma enorme torcida na cidade, o alvinegro campista é figura entre os mais tradicionais clubes do Estado do Rio de Janeiro.

O Glorioso iniciou as comemorações com uma missa nessa terça-feira (31), que ocorreu na capela do Colégio Salesiano, em Campos. Devido ao compromisso no Rio para o duelo de hoje (1º), o elenco espera poder comemorar trazendo a vitória, para garantir a vaga da semi no primeiro turno da série A2 do Campeonato Estadual.

O presidente do clube, Vagner Xavier Alves, falou um pouco sobre o orgulho que é comandar a presidência do Americano, e também sobre este dia tão importante para o torcedor Alvinegro.

– Ser presidente de uma Instituição como o Americano é motivo de muito orgulho para qualquer pessoa. São 108 anos de história, de uma Instituição centenária e cheia de glórias! Nas ruas quando encontro com o torcedor, quando ele fala do passado, quando ele conta do presente e a gente trabalhando, analisa como vai ser o futuro. É gratificante poder fazer parte de uma Instituição tão grande, em uma data como esta, o aniversário do clube. Aqui vai um recado para todos os alvinegros: Que acreditem, acreditem no seu clube, e vamos em frente que está vindo coisa boa aí, se Deus quiser – contou o presidente Vagner Xavier.

História do Maior do Interior
O clube que foi fundado em uma ilustre reunião na joalheria dos irmãos Suppa, o Americano Futebol Clube, era para se chamar, na verdade, America Football Club. Tudo por conta de uma sugestão de Belfort Duarte, patrono do clube rubro do Rio de Janeiro, e que, por onde andava, dispunha a mania de fundar novos Américas.

Após passado o amistoso entre o Combinado Campista e o próprio América – vencido pelo campeão carioca por 3 a 1 – Belfort foi embora e aqui permaneceram os irmãos Bertoni, uruguaios que disputaram no clube de Belfort. E ocorreu por sugestão deles que, ao invés de América, nascia assim o Americano F.C., na tarde do dia 1º de junho do ano de 1914.

O Americano é o clube do Estado do Rio de Janeiro que mais disputou o Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B, com 20 participações, é o maior campeão citadino, o primeiro time do interior do estado do Rio de Janeiro a vencer a Taça Guanabara e a Taça Rio, e também o único clube de sua região estadual a ter sido campeão no Estádio do Maracanã. Empatado com o Andarahy Athletico Club, é o oitavo clube com mais presenças no G4 do Cariocão (6), ficando a frente do campeão de 1912, o Paissandu, décimo colocado (5), sendo, portanto, o mais presente de fora da capital.

Partida de hoje
O confronto entre Olaria e Americano será hoje (1º), às 15h, no Estádio Antônio Mourão Vieira Filho, conhecido popularmente como Estádio da Rua Bariri/RJ, valendo vaga na semifinal da Taça Santos Dumont.

Por: Edmara Andrade/Ascom Americano

Leave a Reply