Americano terá analista de desempenho

Raphael Cabral integrará comissão-técnica de Caé Cunha no Campeonato Estadual

Americano terá analista de desempenho

A comissão-técnica do Americano terá uma novidade no Campeonato Estadual de 2021. Seguindo uma tendência mundial do futebol, a função de analista de desempenho terá como responsável Raphael Cabral. Campista de nascimento, o profissional, de 34 anos, trabalhou em equipes da região, do exterior e por último estava no Boa Esporte/MG.

A contratação de um analista de desempenho foi um pedido do treinador Caé Cunha e avalizada por toda diretoria, o gerente de futebol Paulo Marcos e o executivo Luciano Portela, que veem nesta função algo de mais moderno e tecnológico que existe no futebol atualmente.

Cabral explica que o analista de desempenho tem o papel não só de observar o elenco, mas principalmente os adversários, coletando informações necessárias que são passadas para o treinador nas vésperas das partidas.

“O analista de desempenho é um auxiliar-técnico, que entende mais de tecnologia e busca o maior número de dados, fazendo análises qualitativa e quantitativa. Trabalhamos com os pontos fortes e fracos dos adversários, analisando o que pode ser neutralizado de forte e explorar os fracos”, disse Cabral ao site oficial do Americano.

Como o elenco ainda está sendo montado, neste primeiro momento Raphael Cabral tem ajudado Caé Cunha na escolha dos jogadores que virão a ser contratados. “Estamos trabalhando na da montagem do elenco. Ele me passou alguns nomes e eu busco informações a respeito desses jogadores, pois também uma de nossas funções é fazer análise de mercado”.

Treinos – O auxiliar-técnico permanente Fabiano Pereira segue comandando treinos diários no CT Eduardo Viana. O treinador Caé Cunha tem chegada prevista para a próxima semana. Quem esteve em Campos nesta semana foi o executivo Luciano Portela, que se reuniu com a diretoria para seguir traçando o planejamento para o Campeonato Estadual.