Americano conhece caminho para o acesso

O Americano conheceu na tarde desta segunda-feira, dia 19 de março, o caminho que levará o clube de volta para a elite do Campeonato Estadual. Em Arbitral realizado na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), o Alvinegro foi apresentado ao grupo e o regulamento da competição, que dará duas vagas para a Primeira Divisão em 2019.

A equipe campista ficou no grupo A com America, Angra dos Reis, Artsul, Barcelona, Barra da Tijuca, Gonçalense, Santa Cruz, Serra Macaense e Sampaio Corrêa. A estreia será contra o Santa Cruz, como visitante, em data ainda a ser confirmada, visto que a Série B1 começa na mesma data, dia 19 de maio, do confronto contra o Atlético/ES, pela Série D do Campeonato Brasileiro.

Em comparação a edição passada, a competição terá regulamento parecido. Continuam os dois grupos, com os times jogando dentro de sua chave no Primeiro Turno, a Taça Santos Dumont, e enfrentando os rivais do outro no Segundo, na Taça Corcovado. Os dois melhores de cada grupo nas fases de classificação passam as semifinais e os vencedores no mata-mata jogam a final.

Os campões de cada turno têm vaga garantida na semifinal geral, que será completada pelos dois times que somarem mais pontos nas fases de classificação. A diferença para 2017, que esta semifinal será disputada em dois jogos, com o time melhor classificado no geral tendo a vantagem de decidir a segunda partida em casa e também com o direito de jogar por dois resultados iguais. A final da B1 será disputada em jogo único.

Presente no Arbitral, o presidente Carlos Abreu comentou o sorteio do grupo e a tabela dos jogos. “A reunião ocorreu dentro da normalidade e o regulamento já era esperado por nós. Neste campeonato, não existe essa de grupo fácil. As duas chaves ficaram equilibradas e agora ficamos no aguardo do casamento com as datas da Série D do Brasileiro para a gente definir nosso planejamento”, disse o dirigente ao site oficial do clube.

Jogos do Americano na Série B1*

Taça Corcovado

19/05 Sab – Santa Cruz (F)

23/05 – Qua – Serra Macaense (C)

26/05 – Sab – Barra da Tijuca (C)

02/06 – Sab – Sampaio Corrêa (F)

09/06 – Sab – Gonçalense (C)

13/06 – Qua – América (F)

16/06 – Sab – Barcelona (C)

20/06 – Qua – Artsul (F)

23/06 – Sab – Angra dos Reis (C)

Taça Corcovado

0707 – Sab – Carapebus (C)

14/07 – Sab – Tigres (F)

18/07 – Qua – Audax (C)

21/07 – Sab – Serrano (F)

28/07 – Sab – Itaboraí (C)

04/08 – Sab – Olaria (F)

11/08 – Sab – Duque de Caxias (C)

15/08 – Qua – Bonsucesso (F)

18/08 – Sab – São Gonçalo (C)

25/08 – Sab – Friburguense (F)

*Datas a confirmar, devido a participação do Americano na Série D do Campeonato Brasileiro