109 anos de títulos, tradição e conquistas

Nesta quinta-feira, dia 1º de junho, o Glorioso completa seu 109º aniversário.

História
Contam os historiadores, que o surgimento do Alvinegro ocorreu por conta de um amistoso contra o América, então um dos principais times do estado. Ao longo desses 109 anos, o Cano se tornou o Maior do Interior do Rio de Janeiro devido a sua superioridade no Campeonato Campista, à época o mais forte entre todas as competições disputadas fora da Região Metropolitana.

Exemplos desta grandeza e diferença para os demais rivais são mostrados nas décadas de 1960 e 1970, quando o Americano conquistou 12 títulos campistas em 13 anos, inclusive a sequência de nove consecutivos entre 1967 e 1975. Na década de 1980 teve mais nove conquistas seguidas: no Campeonato do Interior (1985 a 1993) já com o Rio de Janeiro unificado com a Guanabara.

A nível nacional, o Canão em 1987 trouxe mais dois troféus para sua imensa galeria: o Brasileiro de Seleções, representando o Rio de Janeiro, e o Campeonato Brasileiro do Módulo Azul. Já nos anos 1990 e 2000 estendeu a fama em território nacional, sendo carrasco em diversas vezes dos grandes clubes da capital, que sempre temiam jogar no estádio Godofredo Cruz, em Campos. Foi em uma partida dessa contra o Vasco, que o clube conquistou a Taça Guanabara de 2002. No mesmo ano também foi campeão da Taça Rio. A última conquista foi a Copa Rio de 2018.

Comemoração
O Glorioso irá comemorar hoje (1º), seu aniversário de 109 anos de fundação do clube. A missa pela comemoração do Alvinegro será realizada, às 18h, na capela do Colégio Salesiano, em Campos.

Foto: Ilustrativa/AFC

Por: Edmara Andrade/Ascom Americano

Leave a Reply